domingo, 31 de março de 2013

Resgate da História da Vila Cerrito



A ideia de se fazer um  resgate da história da Vila Cerrito resultou de uma conversa de Edilson Pereira da Silva e Rosineide Alves Ferreira, proprietários do Restaurante La Ville  - vide foto acima -  comigo, no começo  de 2012,  após terem realizado a reforma e a ampliação instalações físicas do mesmo. 

Com o estabelecimento reformado, Edilson e Rose, se viram  diante de um novo contexto, e  avaliaram que a reabertura do Restaurante deveria ser feita de forma  festiva e marcante,tendo uma preocupação não apenas comercial, mas também, cultural e histórica. 
Em conversa mantida com o seu comigo e minha esposa Josefa da Silva - sua cunhada -  sobre o que fazer para a reinauguração é que surgiu a ideia  de se fazer o resgate  da história da Vila Serrito, já que alguns dos seus fundadores e pioneiros, ainda estão vivos e residem na própria Vila, dentre eles, os senhores Ranulpfo, Aristides,  Gumercindo,  Seo João Vicente,Elvira Marques do AmaralRosana Espíndola das Neves, além da colaboração dos senhoresAlkindar e José Tibiriçá,  estes dois últimos,embora não morem na Vila, pertencem à famílias  fundadoras,portanto,  primeiras moradoras da Vila Cerrito. 
Eu e minha esopos e Josefa, mais tarde se tornaram administradores do Restaurante, cabendo a  mim também, a tarefa de conduzir os trabalhos de reconstituição da história da Vila Serrito. E a medida que a história foi sendo reconstituída ficou evidente o acerto da iniciativa, em virtude de a mesma ser conhecida  quase que na sua plenitude apenas de forma oral, exceção feita. Na forma escrita existem apenas  alguns artigos, de autoria do advogado e lavrador José Tibiriçá, em diversos jornais da cidade.
Fazer este resgate se revelou muito oportuno e necessário porque a Vila Cerrito está perdendo a sua identidade, ou seja, cada vez mais vem sendo conhecida como Cidade Universitária, em virtude de localizar nas imediações  da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS).
Com esta iniciativa, os proprietários do Restaurante La Ville, demonstram que enquanto empresários não tem como preocupação tão somente  a obtenção de lucros, mas também, a de contribuir para o bem estar e a elevação da autoestima de seus moradores, deste que provavelmente é o povoado mais antigo de Dourados, porém, ironicamente, não adquiriu a condição de Distrito.

Restaurante La Ville, antes da Reforma


 Restaurante La Ville, após a reforma


.
Nesta foto da esquerda para a direita:
Edilson Pereira da Silva, Josefa da Silva Ferreira, Rosineide Alves (Rose)  proprietários e administradores do Restaurante. Em pé Daniel e Isabela.
Esta foto retrata um dos momentos em que discutiam como deveriam  administrar o Restaurante a partir de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário