domingo, 31 de março de 2013

SEO RANULFO, HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO MORANDO NA VILA CERRITO

Seo Ranulfo,  sentado em uma rede instalada em duas das várias árvores
                                         existentes ao redor de sua casa
Ranulfo Rodrigues, 86 anos, aposentado, pai de 04 filhos, duas vezes casado, primeiramente com Donária Dalva Moraes Rodrigues (falecida); depois de muitos anos, na condição de viúvo, casou-se pela segunda vez, com Elvira Marques do Amaral.
Residindo na Vila Cerrito, há cerca de 55 anos, Seo Ranulfo, há alguns anos atrás, “tocava” um bolicho, empreendimento que não se revelou lucrativo, razão pela qual, desistiu do mesmo.
Seo Ranulfo, conheceu sim, o Seo Nhonho, o primeiro comerciante e fundador da Vila Cerrito, bem como Abílio Ferreira, o seu guarda-livros (contador); conheceu também os donos posteriores desta Casa Comercial, os senhores Juca de Matos (segundo dono) e  Onofre Pereira de Mattos (o terceiro dono).
Segundo ele, a área em que está localizada a Vila Cerrito, outrora fora toda ocupada por plantações de erva mate. Aliás nas imediações de sua residência, ainda existem dois pés desta planta - testemunhos vivos do tempo em que este produto se constituiu no “ouro verde” para o Município de Dourados e o Sul do Estado de Mato Grosso. A erva mate, em meados do Séc. XX, fora o pilar da economia desta região, sendo o maior comerciante deste produto, a Cia Mate Laranjeira.
Porém, existem relatos dando conta de que este produto também fora cultivado por produtores independentes, como por exemplo, o Seo Francisco de Matos, o qual segundo informações de um de seus filhos, Seo Alkindar, em meados da década de 1930, plantara 2.000 mil pés de erva mate, na região, na qual  a Vila Cerrito está inclusa.

Um dos pés de erva mate, ao lado da casa de Seo Ranulpho,
 remanescentes dos ervais outrora plantados na Vila.

Feito estes parênteses, voltemos ao Seo Ranulpho, o qual em sua alegre prosa, revelou que outrora organizava muitos bailes, em sua casa. Estes bailes, lembra Seo Ranulfo eram animados com sanfona e violão e felizmente - acrescentou - nunca teve problemas (brigas, mortes, etc.).,
Seo Ranulfo afirmou que apesar de muito difícil, considera-se um homem muito feliz e tem grande amor pela Vila Cerrito; alguns de seus filhos e netos, residem na mesma atualmente.
Lamenta, apenas, a pouca atenção dos governantes para com a Vila, mas acredita que as coisas vão mudar para melhor. Que é amigo de todo mundo na Vila, aliás, quase todos os moradores da mesma são seus parentes.
Seo Ranulpho estudou apenas 04 meses, mas nesse tempo, aprendeu a ler, e com o conhecimento adquirido conseguiu sobreviver. Acrescentou que as coisas atualmente são muito diferentes, haja vista, existirem duas universidades públicas (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal da Grande Dourados) e o Aeroporto Municipal, localizados muito próximos à Vila, o que facilita para as pessoas estudo e trabalho, ele, próprio trabalhou como vigia na UFGD..
A casa de Seo Ranulfo sempre está muito animada, já que filhos, netos e amigos, constantemente o visitam. Ele demonstrou estar de bem com a vida e otimista com a Vila Cerrito.






Dona Elvira Marques, segunda esposa do Seo Ranulpho.


Moita de bambu, plantada por Seo Ranulpho, 
há cerca de 50 anos atrás na Vila Serrito


Nenhum comentário:

Postar um comentário