domingo, 31 de março de 2013

Seo Aristides, um dos pioneiros da Vila Cerrito



             
 Seo Aristides, m sua rede, contou um pouco da história da Vila Serrito

Aristides Rodrigues de Melo, 91 anos, casado com Rosana Espíndola das Neves, pai de 9 filhos, desde a década de 1980 reside na Vila Cerrito.

Nesta Vila exerceu o ofício de sapateiro e selaria (oficina de concerto de celas, arreios, carroças, cabrestos, etc), além de ter  sido proprietário de um bolicho, do qual sua esposa (Dona Rosana) tomava conta.

                                          
Seo Aristides em uma rede e ao fundo a máquina de costura utilizada por ele
na selaria

Seo Aristides relatou que quando chegou a Vila, havia uma meia dúzia de casas, e que, na verdade a sua freguesia, era constituída de pessoas que moravam nas fazendas, e que por possuir a selaria, lavradores e peões o procuravam para fazer concerto destes equipamentos e também tomar uma “cachacinha” (pinga) em seu bolicho.
Seo Aristides disse que fez muitos serviços pelo sistema denominado de fiado (forma de pagamento, em que a pessoa se compromete a pagar depois), porém, muitos, por serem  velhacos (mal pagadores) não o pagaram. Ele disse que, se recebesse todos fiados, conseguiria uma boa grana. Apesar de tudo, não guarda rancor. Pelo contrário, conta este história de forma bem humorada.
As queixas dele e da esposa estão relacionadas com o descaso dos governantes com a Vila, os quais, apesar dos inúmeros pedidos, nunca construíram sequer um obstáculo na Rodovia Guaicurus, no perímetro urbano da Vila.
Observação: depois da duplicação da Avenida Guaicurus foi construído.

                           
 Frente do Bolicho de Seo Aristides.

Para Seo Aristides, aposentado desde 1993, a selaria e  o bolicho são páginas viradas, apenas objeto de lembrança, e que de agora em diante, quer mesmo, é descansar, haja vista, ter trabalhado duro ao longo de sua vidas.
Sobre a cancha, Dona Rosana e o Seo Aristides, falaram que ela foi construída pelo Sr. Antonio Alves Rocha, (Seo Nhonhô), o primeiro comerciante da Vila Cerrito,e, que participaram de muitas atividades e festas,realizadas na mesma, para as quais – acrescentam - vinha gente das fazendas e da Cidade de Dourados e que as moças se arrumavam muito bem e que as festas eram marcadas por um clima de muito respeito, ou seja, muita brincadeira e alegria, porém, de forma sadia.

 Seo Aristides e a sua esposa, Dona Rosana

Um comentário:

  1. Saudades eternas de meu avô.
    O mesmo contribuiu na história desta terra

    ResponderExcluir