sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

DO NEGACIONISMO E DA AVERSÃO À CIÊNCIA, O EFEITO COLATERAL É O QUE NOS INTERESSA.


O Instituto Butantan e a Fio Cruz, instituições reconhecidas internacionalmente pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao mundo, infelizmente, em sucessivos governos (esquerda, direita e centro) tem contado com apoio financeiro muito aquém do necessário.
Esta é a razão pela qual, dos integrantes do grupo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul), o Brasil é uma das exceções, ao não produzir insumos para vacinas contra a Covid 19, neste grupo. A Índia se destaca, inclusive, na produção de diversas vacinas para o mundo.
Todavia, a forma desastrada como a Covid 19 estã sendo enfrentada no Brasil no plano governamental, em virtude de grande parte da sociedade e governantes terem enveredado pelos caminhos do negacionismo e de aversão à ciência, avalio que o efeito colateral destes dos fatores, pode ser bom, porque expôs a nossa debilidade na formulação de políticas públicas visando incrementar a pesquisa e produção de ciência. O Brasil está perdendo competitividade no cenário econômico e técnico-científico porque tem se conformado em ser produtor de matéria-prima (Commodities).
A sociedade brasileira, ao cabo de tão penosa experiência, acredito irá cobrar dos governantes e de si própria mais atenção e valorização à pesquisa e produção da ciência, o que vai ser muito bom para o País. "Recorrendo a um adágio popular: "Há males que vem para o bem" "Que assim seja"
Enio Ribeiro de Oliveira
r

Nenhum comentário:

Postar um comentário