sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ESTIMULAR A PRÁTICA DO CICLISMO EM DOURADOS

 



Farei a luta bem articulada e estrategicamente bem elaborada com o objetivo de ajudar Dourados a fazer avanços em ritmo acelerado no quesito mobilidade urbana, e dentre os vários setores a serem contemplados, eu quero destacar o ciclismo.
Em Dourados, grande parte dos trabalhadore(a)s se deslocam para o trabalho, escola, igrejas, lazer, exercícios físicos, através de bicicletas. No entanto, nossos governantes e a sociedade assimilaram e naturalizaram o pensamento de que deve prevalecer a Ditadura do Automóvel (a expressão foi criada pelo escritor uruguaio, Eduardo Galeano, já falecido). Não podemos admitir que Dourados seja quase que totalmente desprovida dos dispositivos que viabilizam o ciclismo. Por ser uma cidade plana, o ciclismo deve ser muito mais explorado.
Além disso deve ser realizado um arrojado projeto de sinalização das ruas, construção de cociclovias, bicicletários e a integração do transporte multimodal, em Dourados, vale dizer, ciclistas, carros e o transporte coletivas; as ruas, rodovias, estradas devem ser muito bem arborizadas para que mesmo em momentos que o sol esteja muito quente não fique inviável o trânsito de ciclistas; também campanhas de conscientização sobre os ganhos ambientais que a prática intensa do ciclismo possibilitará a nossa Cidade devem ser propagados, tais como, conhece-la, apropriar-se e amá-la mais; reivindicar que a Prefeitura organize eventos educativos, pedaladas desportivas e competitivas, envolvendo escolas, recorrendo, inclusive ao estabelecimento de parcerias com empresas privadas visando massificar cada vez mais, o ciclismo.
Outro ação não menos importante que desenvolverei, envolvendo escolas, qual seja, a de debater e possibilitar a sociedade entender como se elabora o orçamento municipal. Aliás nas escolas em que leciono já faço isso. Estou me referindo ao Plano Plurianual, Leis de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Orçamentário Anual. Estes três instrumentos permitem que a sociedade participe na elaboração dos mesmos, como estratégia mesmo para que a disputa orçamentária a ser feita no município para a prestação de serviços, realização de obras, pagamento de serviços da dívida púbica e outros tipos de investimentos, sejam realizados com a participação de toda a sociedade e desta forma garantir que a cidade seja administrada levando em conta as demandas de toda sociedade e não apenas dos setores mais elitizados.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

PARA MELHORAR O SUS

Nesta artigo, faço algumas considerações sobre o Sistema Único de Saúde, especialmente sobre a gestão do mesmo. Clique no link a seguir e tenha acesso ao mesmo:PARA MELHORAR O SUS